• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Alta gradual ou choque de juros? Economistas divergem sobre o Copom
11 de dezembro de 2024
Último Copom de 2024: Confira a agenda econômica desta quarta (11)
11 de dezembro de 2024
Published by on 11 de dezembro de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

Após terem registrado alta em outubro, as vendas do comércio brasileiro caíram 0,2% em novembro, apontou o Índice do Varejo Stone (IVS). Em relação ao mesmo período do ano anterior, entretanto, o desempenho se manteve positivo, com aumento de 2,9%.

Entre os oito segmentos analisados na pesquisa da Stone (STOC31), feita em parceria com o Instituto Propague, cinco registraram alta mensal.

A liderança por segmento no mês coube a Hipermercados, Supermercados, Produtos Alimentícios, Bebidas e Fumo, com alta de 3,5%. Na sequência, veio Tecidos, Vestuário e Calçados, com alta mensal de 2,8%.

Combustíveis e Lubrificantes também apresentou uma leve alta, de 0,5%, enquanto Móveis e Eletrodomésticos subiram 0,3%. Já o setor de Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico registrou um pequeno crescimento de 0,2%.

Em contrapartida, o setor de Material de Construção teve um recuo expressivo, de 4,3%, seguido pelo setor de Artigos Farmacêuticos, com uma queda de 1,5%, e com o segmento de Livros, Jornais, Revistas e Papelaria registrando queda de 0,3%.

No recorte regional, 25 estados apresentaram resultados positivos no comparativo anual, com destaque para Roraima (10,3%), Amazonas (9,2%), Sergipe (8,6%), Alagoas (8,3%) e Maranhão (8,2%).

Matheus Calvelli, pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, lembrou que, em novembro, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou a taxa básica de juros (Selic) para 11,25%, em meio ao cenário de aceleração da inflação. “Sendo assim, é esperado que a pressão negativa da inadimplência e do serviço da dívida se torne mais elevada adiante”, comenta.

 “Em contrapartida, o bom momento do mercado de trabalho segue sendo uma força positiva para o consumo”, destaca Calvelli.

O Índice de Comércio Digital teve uma queda mensal mais acentuada, de 8,8%, enquanto o comércio físico cresceu 1,7%. Já no desempenho anual, o comércio digital também reportou retração de 8,1%, contrapondo a alta de 3,2% do comércio físico.

The post Varejo nacional tem queda de 0,2% em novembro, mostra índice da Stone appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress