• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Planejamento criará identificador no Orçamento para ações relacionadas ao RS
8 de maio de 2024
Sindipeças diz que não faltarão componentes, mas montadoras citam risco de paradas por RS
8 de maio de 2024
Published by on 8 de maio de 2024
Categories
  • Sem categoria
Tags

As vendas no varejo restrito, que não incluem veículos e material de construção, deverão mostrar crescimento de 2,1% no período entre abril e junho de 2024 ante o ano anterior, enquanto o movimento do varejo ampliado, que inclui esses setores, deve avançar um pouco mais (2,5%). As projeções são do estudo mensal realizado pelo Ibevar e pela FIA Business School.

A projeção por segmento no estudo aponta que as vendas de Artigos para uso pessoal devem liderar as altas, com 8,5% de aumento, seguidas por Tecidos e calçados (3,7%), Veículos (3,5%), Material de construção (2,5%) e Artigos farmacêuticos (2,1%).

Para Alimentos, Supermercados, Material de escritório e Combustíveis, a estimativa é de estabilidade, enquanto espera-se uma queda de 2,0% no segmento de Livros, jornais e revistas (-2,0%). 

“Nota-se uma leve recuperação das vendas a partir do início de 2024. Esse movimento se explica pela redução da inflação e seus efeitos sobre a massa real de pagamentos. Entretanto, a taxa de juros na ponta continua muito elevada travando obviamente uma expansão mais vigorosa”, explicou em nota Claudio Felisoni, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School.

Inadimplência em abril

Também foi feita projeção para a taxa de inadimplência – focada nos recursos livres -, que deve ficar entre 5,12% e 5,86% em abril, com média estimada 5,49% para o mês. Isso significa uma redução de 0,05 ponto percentual em relação ao valor real de janeiro de 2024 (último valor divulgado) e um aumento de 0,08 p.p. em relação ao valor estimado para março de 2024. 

Segundo o Ibevar, considerando-se o aumento de atrasos observado, é razoável esperar uma taxa de inadimplência entre a média (5,49%) e o limite superior (5,86%) do intervalo estimado, para o mês de abril de 2024.

“Verifica-se um aumento em relação à tendência. Essa elevação se explica pelo crescimento das vendas projetadas em condições um pouco menos favoráveis para quitação das dívidas”, comenta Felisoni.

The post Vendas de varejo devem ter ligeira melhora no 2º trimestre de 2024, diz Ibevar appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Santander (SANB11) e Itaú Unibanco (ITUB4) na lupa do mercado; o que esperar do Ibovespa hoje (4)


Read more
4 de fevereiro de 2026

Lotofácil 3604 faz um novo milionário; Mega-Sena encalha e prêmio vai a R$ 144 milhões


Read more
4 de fevereiro de 2026

Ações de software despencam; Alphabet divulga resultados; ouro sobe – o que está movendo os mercados


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress