• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Cade recomenda abertura de investigação sobre signatários da Moratória da Soja
19 de agosto de 2025
Empresas refutam tarifaço e investigação comercial nos EUA. Veja os argumentos
19 de agosto de 2025
Published by on 19 de agosto de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

SÃO PAULO (Reuters) – As vendas e os lançamentos de imóveis residenciais no Brasil subiram no primeiro semestre em relação aos primeiros seis meses do ano passado, ainda apoiados nos incentivos do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, informou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) nesta segunda-feira.

O volume de moradias vendidas subiu 9,6% entre janeiro e junho deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, para 206,9 mil, enquanto os lançamentos cresceram 6,8% na mesma comparação, para 186,5 mil, conforme pesquisa da entidade com 221 cidades brasileiras.

O resultado marca um recorde de lançamentos no primeiro semestre desde o início do levantamento, em 2006, de acordo com a Cbic.

Os números do semestre seguiram tendo como respaldo o desempenho dos lançamentos e das vendas dentro do programa MCMV, que em abril ganhou novos parâmetros de renda e uma faixa adicional voltada para famílias com renda mensal até R$12 mil – o que deve seguir dando suporte ao setor imobiliário.

As comercializações dentro do programa habitacional saltaram 25,8% no primeiro semestre versus um ano antes, enquanto os lançamentos subiram 7,8% na mesma base.

Quando o recorte é o segundo trimestre, no entanto, os lançamentos caíram 15,5% ante os meses de abril a junho de 2024, e as vendas subiram 11,9%.

Em termos gerais, o volume de moradias lançadas também caiu no segundo trimestre em relação ao registrado nos três meses encerrados em junho do ano passado (-6,8%), embora as vendas tenham apresentado alta (+2,6%) na mesma comparação.

“Com as vendas crescendo mais que os lançamentos, a oferta final de imóveis novos que estavam disponíveis para comercialização caiu 4,1% entre junho de 2024 e junho de 2025, num total de 290 mil”, disse a Cbic em apresentação.

“Isso representa a menor taxa de escoamento da oferta já registrada no indicador nacional, com 8,2 meses sendo necessários para que todos esses imóveis se esgotem.”

 

(Por Patricia Vilas Boas)

The post Vendas e lançamentos de imóveis no Brasil sobem no 1º semestre, diz Cbic appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Nobel de Economia dá receita para a América Latina crescer; veja o que ele propõe


Read more
4 de fevereiro de 2026

ADP: EUA criam 22 mil vagas no setor privado em janeiro e decepcionam projeções


Read more
4 de fevereiro de 2026

PMI: Setor de serviço do Brasil perde força em janeiro com fraqueza de novos negócios


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress