• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
PIB dos EUA encolhe 0,2% no 1º trimestre, aponta 2ª leitura
29 de maio de 2025
Wall St avança após tribunal bloquear maioria das tarifas de Trump
29 de maio de 2025
Published by on 29 de maio de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O setor de alimentação fora do lar registrou mais um mês de retração. As vendas em bares e restaurantes caíram 1,6% em abril, segundo o Índice Abrasel-Stone, divulgado nesta quarta-feira (29).

Na comparação anual, o recuo foi de 1,7%, refletindo um ambiente de consumo ainda pressionado pela desaceleração econômica e pela perda de fôlego do mercado de trabalho.

Este é o segundo mês de queda em 2025. Em março, o setor havia avançado 3%, o que torna o comportamento atual mais volátil. Para os analistas, ainda não é possível identificar uma tendência clara para os próximos meses.

LEIA MAIS: Após máxima histórica, analistas do BTG Pactual defendem que o Ibovespa ainda pode saltar até 8% – quais ações estão preparadas para aproveitar esse cenário?

“Foi um mês atípico. O feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes puxou o movimento em cidades turísticas, mas esvaziou regiões corporativas”, disse Paulo Solmucci, presidente da Abrasel.

Além da sazonalidade, os preços nos cardápios também subiram. Segundo o relatório, muitos estabelecimentos aproveitaram abril para recompor margens após defasagens, o que pode ter impactado a demanda.

O cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, reforça que o setor tem mostrado comportamento oscilante ao longo do ano. “A queda de abril vem após um mês forte. O Índice foi criado justamente para monitorar esse tipo de oscilação e apoiar decisões estratégicas dos empreendedores”, disse.

Apesar do recuo nacional, o desempenho foi desigual entre as regiões. Paraíba (+7,3%), Rio Grande do Norte (+6,4%) e Alagoas (+5,9%) puxaram as altas, impulsionadas por maior fluxo turístico. Já Tocantins (-5,9%), Roraima (-5,8%), Rio de Janeiro (-3,9%) e Minas Gerais (-3,8%) registraram os piores desempenhos do mês.

O índice, relançado em parceria entre a Stone e a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), acompanha mensalmente o desempenho de estabelecimentos em 24 estados brasileiros, com base na estrutura de pagamentos da Stone.

Share
0

Related posts

3 de fevereiro de 2026

Ministério de Portos e Aeroportos inicia roadshow para leilão do Galeão


Read more
3 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025


Read more
3 de fevereiro de 2026

Miran, do Fed, renuncia ao cargo na Casa Branca


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress