• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Inflação da Eslováquia desacelera para 3,7% em outubro, igualando mínima do ano
13 de novembro de 2025
Governo amplia acesso de empresas ao Plano Brasil Soberano
13 de novembro de 2025
Published by on 13 de novembro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

O varejo brasileiro registrou alta nas suas vendas de 0,4% em outubro, segundo o Índice do Varejo Stone (IVS), divulgado nesta quinta-feira (13).

Apesar da leve expansão, na comparação com outubro de 2024, o setor apresentou queda de 1,5%. O resultado confirma um ritmo ainda moderado de recuperação do consumo, em meio a um cenário de endividamento recorde das famílias e inflação – apesar do arrefecimento na alta de preços visto no mês.

“Mesmo com a leve alta nas vendas, o varejo segue operando em ritmo moderado. O consumo continua sustentado principalmente pelo mercado de trabalho aquecido, com desemprego historicamente baixo e massa de rendimentos elevada. No entanto, fatores como o alto comprometimento da renda com dívidas ainda limitam uma recuperação mais firme”, afirma Guilherme Freitas, economista e cientista de dados da Stone.

O endividamento das famílias vem batendo recorde atrás de recorde no país. Em outubro a proporção de famílias inadimplentes, isto é, com contas em atraso, se manteve na máxima histórica de 30,5% registrada em setembro, segundo a Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), divulgada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). Além disso, a fatia de famílias endividadas chegou a 79,5%.

Leia mais: Como o Brasil chegou a 8 milhões de CNPJs negativados e 80 milhões de endividados

Dos oito segmentos analisados, cinco apresentaram alta em outubro. O melhor desempenho foi de Tecidos, Vestuário e Calçados, com avanço de 1,2%, seguido por Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (1,1%), Livros e Papelaria (0,5%), Artigos Farmacêuticos (0,2%) e Supermercados e Alimentos (0,1%).

Entre as quedas, o destaque negativo ficou com Combustíveis e Lubrificantes, que recuaram 2,3%, enquanto Móveis e Eletrodomésticos (-0,5%) e Materiais de Construção (-0,4%) também retraíram.

No comparativo anual, apenas Livros, Jornais e Papelaria (0,9%) e Artigos Farmacêuticos (0,5%) registraram crescimento. Os demais setores acumulam perdas, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos (-2,5%) e Supermercados e Alimentos (-2,5%).

Queda nos preços

Os segmentos que apresentaram o melhor desempenho de vendas – Tecidos, Vestuário e Calçados e Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico – foram aqueles que registraram as maiores altas nos preços no mês, segundo a última divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – que subiu 0,09% em relação a setembro, abaixo das expectativas do mercado, e acumula alta de 4,68% nos últimos 12 meses.

O grupo Vestuário (0,51%) apresentou a maior variação de preços no mês de outubro, com destaque para as altas nos calçados e acessórios (0,89%) e na roupa feminina (0,56%).

Leia mais: O clima pesou para varejistas de roupas da Bolsa? O que analistas esperam para o 3T

Regiões

A análise regional mostra um desempenho desigual entre as regiões. Apenas seis estados registraram crescimento nas vendas em outubro. Os melhores resultados foram observados no Amapá (4,2%) e no Espírito Santo (2,7%), seguidos por Sergipe (0,3%), Ceará (0,2%), Goiás e Mato Grosso (0,1%).

As maiores quedas ocorreram em Rondônia (-8,6%), Rio Grande do Sul (-4,7%) e Santa Catarina (-3,6%).

The post Vendas no varejo crescem em outubro, mas caem em relação a 2024, mostra Índice Stone appeared first on InfoMoney.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more
4 de fevereiro de 2026

Fluxo de passageiros no Galeão cresce mais de 20% em 2025; governo revoga mais assageiros no Santos Dumont


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress