• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Governo prevê 14 leilões rodoviários em 2026 e R$ 200 bi em investimentos privados
23 de outubro de 2025
Milho atinge máxima em um mês em Chicago com impulso do petróleo
23 de outubro de 2025
Published by on 23 de outubro de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A inflação brasileira deve arrefecer a alta em outubro. A expectativa, segundo a mediana das projeções coletadas pelo Broadcast, é de que a prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15) suba 0,24% no mês e acumule alta de 5% em 12 meses — em setembro, esses números foram de 0,48% e 5,32%, respectivamente.

O índice será divulgado nesta sexta-feira (24), às 9h (horário de Brasília), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O principal vetor de alívio na leitura do décimo mês do ano deve ser o grupo de habitação. A alteração da bandeira tarifária de vermelha 2 para vermelha 1 e o fim do efeito do bônus de Itaipu devem gerar deflação nas contas de energia elétrica.

CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

Já entre os grupos de atenção, destacam-se cinemas e recreação, que podem devolver os descontos da semana do cinema. Além disso, em transportes, as passagens aéreas devem voltar para o terreno positivo.

A Warren Investimentos — que tem uma projeção mais otimista, de alta de 0,18% do IPCA em outubro — afirma que a alimentação no domicílio deve interromper a sequência de oito leituras consecutivas de deflação. O arroz e o feijão devem ser os destaques de queda, ao lado de tubérculos e hortaliças in natura, enquanto as carnes devem avançar.

A casa projeta ainda nova deflação em eletroeletrônicos e higiene pessoal, embora em ritmo menor. “Entendemos que essa movimentação pode ser explicada por alguns fatores: apreciação do câmbio, competitividade de produto chinês no mercado e início de descontos da Black Friday“, afirma a equipe.

Nos serviços subjacentes, os especialistas esperam uma aceleração dos preços, com destaque para alimentação fora do domicílio, despesas pessoais e seguro de automóveis.

“Nossas projeções indicam um IPCA-15 de outubro moderado, com núcleos em +0,26% e comportamento benigno de forma geral. Persistem, contudo, riscos altistas associados a componentes voláteis, especialmente alimentação e passagens aéreas.”

Já na análise do PicPay — que projeta alta superior ao consenso, de 0,28% —, a leitura será menos favorável na margem do ponto de vista qualitativo. Contudo, a instituição ainda diz que o balanço de riscos é mais positivo, especialmente em função do câmbio.

O banco diz que monitora a possibilidade de novas reduções nos preços dos combustíveis, o que coloca um viés de baixa à projeção de 4,6% para a inflação em 2025. Vale destacar que, no IPCA-15 de novembro, deve aparecer o efeito do reajuste anunciado pela Petrobras (PETR4) esta semana.

“A pressão qualitativa persistente reforça a necessidade de manter a Selic em 15%, pelo menos até 2026”, diz o economista Igor Cadilhac.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação da zona do euro desacelera a 1,7% em janeiro e fica abaixo do previsto


Read more
4 de fevereiro de 2026

Banco do Japão não irá ao socorro da queda dos títulos impulsionada por Takaichi


Read more
4 de fevereiro de 2026

Órgão de fiscalização orçamentária da Itália eleva previsão de crescimento para 2026 a 0,7%


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress