Consultoria Empresarial
+ 10 Anos de Experiência
Contabilidade Fiscal
Contabilidade Tributária
Consultoria Empresarial
Consultoria Tributária
Serviços de Contabilidade
Assessoria e Planejamento Tributário

XP reduz projeção de crescimento do PIB e mantém inflação de 2025 acima da meta

A XP Investimentos revisou para baixo sua projeção de crescimento econômico para o Brasil em 2025, de 2,5% para 2,2%, e manteve a estimativa de inflação em 5% no ano. Para 2026, a casa vê o IPCA ainda no teto da meta, com avanço de 4,5%, o que reforça a expectativa de que o Banco Central só inicie um ciclo de cortes na Selic em 2026.

Segundo o relatório divulgado nesta quinta-feira (7), o cenário de inflação apresenta sinais de alívio no curto prazo, com valorização de cerca de 10% do real no ano, deflação acumulada no atacado e composição benigna do IPCA. Ainda assim, a XP destaca que os fundamentos continuam pressionados, especialmente no mercado de trabalho, que segue aquecido, e nas despesas fiscais, impulsionadas por transferências e estímulos.

Leia também

Energia elétrica e loterias puxam inflação ao consumidor em julho, aponta FGV

IPC-DI acelera para 0,37% com impacto de reajustes tarifários; índice de difusão sobe para 56,77%

Inflação medida pelo IGP-DI cai 0,07% em julho, menos que o esperado

A queda no indicador foi menor do que a expectativa apontada em pesquisa Reuters de deflação de 0,18%

A projeção para o crescimento do PIB foi reduzida após uma sequência de dados de atividade abaixo do esperado. Setores sensíveis ao crédito, como comércio e serviços, perderam fôlego, e o mercado de crédito apresenta inadimplência elevada e spreads mais largos. O impacto das tarifas impostas pelos EUA sobre exportações brasileiras também foi incorporado, com efeito estimado de até -0,15 p.p. no PIB de 2025.

O número revisado da XP alinha-se à projeção da Legacy Capital, que também estima crescimento de 2,2% para este ano. Para 2026, a XP manteve sua previsão de alta de 1,7% no PIB.

O cenário internacional também entrou no radar da XP. A casa vê como positivo o aumento da probabilidade de cortes nos juros pelo Federal Reserve, movimento projetado também pelo Goldman Sachs, que estima três reduções de 25 pontos-base nos EUA até dezembro. A desaceleração do mercado de trabalho americano reforça, segundo a XP, um ambiente global mais benigno para ativos brasileiros.

The post XP reduz projeção de crescimento do PIB e mantém inflação de 2025 acima da meta appeared first on InfoMoney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nosso trabalho é fazer o melhor por você e sua empresa

Entre em contato conosco!

Ligue hoje para

Entre em contato conosco!

Estamos a sua disposição para sanar dúvidas ou perguntas.

    Agende um horário para alavancar sua empresa.

    A melhor hora é agora.