• (44) 0000 - 0000
  • contato@the7consultoria.com.br
logotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabillogotipo-the7-consultoria-empresarial-contabil
  • Home
  • Profissionais
  • Serviços
  • Notícias
✕
Investidores olham para ativos na América Latina para se distanciarem de Wall Street
9 de junho de 2025
IOF: Governo vai propor alíquota única de 17,5% sobre aplicações financeiras, diz agência
9 de junho de 2025
Published by on 9 de junho de 2025
Categories
  • Sem categoria
Tags

A XP Investimentos cortou a projeção para a inflação deste ano de 5,7% para 5,5%. A atualização reflete surpresas baixistas recentes e moderação nos preços ao atacado, afirma o economista Alexandre Maluf.

A prévia do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio ficou abaixo das expectativas, com destaque à inflação de bens industrializados. As leituras recentes de inflação ao produtor também se mostraram bem comportadas.

“Tudo indica que a maior parte do impacto altista da depreciação cambial do segundo semestre de 2024 parece ter se dissipado. Com isso, projetamos preços menos pressionados no segundo semestre, especialmente para bens duráveis”, afirma Maluf.

VEJA MAIS: Com Super Quarta chegando, conteúdo gratuito revela o que fazer com seus investimentos após decisões de juros no Brasil e nos EUA 

O economista ainda afirma que a inflação de serviços também foi relativamente contida em maio, mas pondera que o alívio pode ser temporário.

“Fomos surpreendidos com as taxas de variação baixas nos itens de aluguéis e condomínios nos últimos três meses. Itens voláteis, como passagens aéreas, também surpreenderam para baixo. No entanto, os fundamentos para a inflação de serviços — emprego, renda, inércia — não indicam queda persistente e disseminada adiante”.

Maluf ressalta ainda as surpresas baixistas em preços de alimentos. “Os preços de alimentos avançaram muito abaixo das expectativas no IPCA-15 de maio (0,30% versus 0,60%), devido a itens voláteis como frutas, tubérculos e hortaliças”, diz.

Fundamentos seguem desafiadores para a inflação de 2026

A projeção da XP para a inflação de 2026 segue em 4,7%, acima do intervalo de tolerância da meta perseguida pelo Banco Central. Maluf diz que os fundamentos seguem desafiadores, em meio a estímulos econômicos e mudanças no setor elétrico.

O economista diz que a redução na projeção para o IPCA de 2025 implica menor inércia inflacionária para os grupos de preços livres em 2026. No entanto, a nova medida provisória do setor elétrico deve implicar reajustes mais elevados nas tarifas de energia, compensando o efeito baixista.

Além disso, a demanda interna deve seguir aquecida, na esteira do mercado de trabalho aquecido e de medidas governamentais de estímulo.

Share
0

Related posts

4 de fevereiro de 2026

Inflação do Carnaval sobe acima do IPCA e preços ficam 80% mais caros em 10 anos


Read more
4 de fevereiro de 2026

ONS calcula custo operacional de até R$4.870/MWh nesta quarta-feira com alta de temperaturas


Read more
4 de fevereiro de 2026

Despesa com funcionários públicos atinge maior valor em 4 anos


Read more

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© 2026 Betheme by Muffin group | All Rights Reserved | Powered by WordPress