A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse que uma das razões para o governo norte-americano ter decidido intervir nos bancos que quebraram foi por reconhecer que poderia haver contágio.
“Outros bancos poderiam ser vítimas de corridas como essas, o que certamente é algo que queremos evitar”, afirmou, durante sabatina no Comitê de Finanças do Senado dos EUA.
Yellen disse que será necessário analisar o que desencadeou a quebra do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank e reavaliar se as regras e supervisões existentes são apropriadas para resolver o risco que os bancos encaram hoje.
Para a secretária do Tesouro, é necessária uma determinação de “risco sistêmico” pelos reguladores antes que todos os depósitos de um banco sejam garantidos, mesmo aqueles que excedam os limites do seguro de depósito.
Questionada pelo senador republicano James Lankford se todos os depósitos nos EUA devem ser considerados segurados na esteira das garantias que reguladores acabaram de fazer para todos os depósitos no Silicon Valley Bank e no Signature Bank, Yellen disse que isso depende de uma decisão conjunta de vários órgãos.
“Um banco só recebe esse tratamento se a maioria dos membros do conselho da FDIC (fundo federal garantidor de depósitos), uma supermaioria do conselho do Fed e eu, em consulta com o presidente, determinarmos que a falha em proteger os depositantes sem seguro criaria um risco sistêmico e consequências econômicas e financeiras significativas.”
(com Reuters e Estadão Conteúdo)
The post Yellen: governo dos EUA interveio em SVB e Signature Bank por risco de contágio appeared first on InfoMoney.